sábado, 9 de fevereiro de 2008

Chokran amigos!

Porto de Tânger, terceiro sábado de permanência, 11 da manhã, e aí estão os meus primeiros visitantes!

Se é verdade que se tinham levantado há umas 28 horas, também não é menos verdade que vinham para aproveitar! Talvez ao final da tarde, os deixasse descansar um pouco…

Pequeno almoço no Café Hafa, com tudo a que tinhamos direito, e até com o que achávamos que não tinhamos direito!!



Uma verdadeira odisseia, passear pela medina com o "turista europeu". Temos que fugir daqui rapidamente e ir esplanar um pouco. Nada melhor para ver pessoas, do que o central, Grand Café de Paris.





Paragem seguinte nas Grottes d’Hercule, o mapa de África invertido quase perfeito, e a primeira boa descoberta a 3, o verdadeiro tasco, local privilegiado, ambiente simpático, a repetir, sem dúvida!





Não consegui adiar mais, o desejo do duche milagroso de final de dia, assim como de os deixar descansar um pouco (não confundir com dormir!), sem contudo, voltarmos a petiscar mal chegamos a casa, afinal, não punhamos nada à boca, seguramente, há 1 hora…!

Jantámos no referenciado “Garcia” e claro, fomos dormir…(engraçado, cá está!). Era sábado à noite, mas no dia seguinte havia muito para fazer, muito para conhecer, muito para descobrir.

Tetouan e Chefchaouen no domingo, sem dúvida cidades a recomendar no Norte do país, especialmente a segunda. Chegámos apenas de noite, mas valeu-lhe na mesma o titulo do melhor do fim de semana! O azul das casas seria o suficiente para se distinguir, mas tem mais, o ambiente é tranquilo, restaurantes apelativos, esplanadas, enfim, respira-se boa onda(ver fotos)...! O Xano teve uma das melhores surpresas da viagem, lambusou-se de caracóis, na nossa estreia das tendinhas ambulantes, e vá lá, ainda deixou o grão-de-bico para mim e para o Pi!











Ainda não vos tinha falado da “nossa” Fátima, e com todo o respeito que tenho pela Dona Fátima do Pi, é uma máquina! Comunicamos numa espécie de portufrançarabe, com o recurso a um ou outro gesto (treino específico para um joguinho de Tabu). Com excepção da passagem de camisas a ferro, que decididamente não é o seu forte, geralmente, não falha! Após a 1ª noite, e sem qualquer pedido, lá estavam os pijamas, sacos-cama, chinelos, tudo arrrumado no devido sítio, assim como um cobertor para cada um!

A semana começou com chuva (afinal chove!), e enquanto um trabalhava (o desgraçado…, claro!), os outros dormiam (tive mesmo que ser eu a acordá-los em plena hora de almoço! Um escândalo!) e passeavam… Dias merecidos de descanso… Do dia passado em Asilah, é de salientar, que finalmente se conseguiu andar calmamente numa medina com o Alex! Ainda houve tempo para uma formação/praxe durante a noite, com jantar prévio, num restaurante de beira de estrada, no mínimo, curioso…



Voltem sempre!

P.S. 1. Cheguei a ter uma descrição mais pormenorizada, mas além do “engraçado” ficar apenas para os presentes, corria o risco de perder o efeito surpresa das eventuais visitas, de modo que prevaleceu a forma resumida.

P.S. 2. As hostilidades estão abertas, agora, organizem-se!

4 comentários:

sofia disse...

também quero!!!!!!!!!leva_me contigo!!!beijinho de saudades!

sofia disse...

desculpa...quero é que me arranjes um espacinho aí em tua casa...eu durmo no chão!!!beijo

Anónimo disse...

Eu comprovo que foi muito engraçado! Atenção às pessoas com um tom de pele ligeiramente claro…. Obviamente que o preto do andré, e o cigano do pi não tiveram problemas…
O meu amigo André esqueceu-se de esclarecer o belo clube nocturno, “triple 5” ou “555”. Calma, não é nada disso!! Referi apenas isto porque alem de “engraçado”, foi das poucas discotecas onde me senti seguro com tanto segurança e detector à entrada…
Qt aos caracóis meus amigos, a nossa sorte foi o pi fumar shisha só dp de os comer, caso contrario era capaz de comer a casca e tudo!
Aconselho vivamente a experimentarem o the a la menthe, onde os copos são bem limpinhos, e a comprovarem a multa marroquina. É digno de se ver!

Abraço

Alexandre

Ps: Obrigado André pela fantástica estadia

JA disse...

Shukrun, ao que parece, é em arabe do Egipto!