terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Conduzir em Marrocos

Quando se compara a condução lusa vs marroquina, e as principais diferenças passam por se facilitar em quase tudo, a adaptação torna-se fácil.
Passadeiras são para esquecer, o que requer alguma concentração para não travar (não é fácil!). Os peões atravessam por todo o lado, quase sempre fora das passadeiras (aí está a razão!).
Ter especial atenção aos petit taxi e grand taxi (o inevitável Mercedes 240D), vulgo autocarro, pelo menos tem a mesma função na rede de transportes públicos, com a vantagem de parar sempre que os clientes assim o desejem, quer seja para entrar, quer seja para sair.
Os traços contínuos, raros nalgumas estradas, geralmente (mais à frente vão perceber porquê) são “pisáveis”!
Os “máximos” são uma constante. Os sinais de “médios” são normalmente utilizados!
Convém cumprir com os limites de velocidade, aí sim, há muito controlo.
Com tanto “facilitanço”, já conto 2 multas em 3 semanas… Bem, não foram bem multas, e aconteceram mesmo em dias consecutivos. Traço contínuo numa ultrapassagem a um camião quase parado, e uma proibição de mudança de direcção, quase imperceptível, uma perfeita rasteira, e em ambas, lá estavam eles, os nossos atentos e amigos polícias marroquinos!
A abordagem é sempre a mesma, é apresentado o valor real da multa (400 Dirhams), e a partir daí, entram em prática as técnicas de negociação sans papier. Acabei por fechar as 2 em 100 Dirhams (cerca de 9€), um valor bem razoável para as risadas provocadas. A primeira teve a particularidade do agente ter que ir ao carro buscar o troco! Na segunda, acabei por pedir indicações sobre o trajecto, e era mesmo no sentido contrário… Não passa nada, há que fazer inversão de marcha num duplo traço contínuo com autorização! Mais uma infracção?! Não, os homens têm palavra, não se teve que negociar mais nenhuma!
Sem dúvida, um espectáculo com uma boa relação qualidade/preço! Espero que os meus acompanhantes também tenham gostado!

3 comentários:

sofia disse...

hilariante...é de notar que li isto na minha sala de projecto e que reinava um silêncio insuportavel...as minhas gargalhadas incontroladas valeram-me alguns olhares de ódio!!!!

Pi_Lipe disse...

Eu pagava e pagarei mais para termos o mesmo gozo!

Estou de regresso a uma vidinha de papar com garfo e faca, meter coisas lavadas na boca e lavar as mãos!
Que diferença!

Abração forte, aí voltaremos... quem sabe em breve!

Anónimo disse...

Caro amigo,
Sou um amante das viagens e da natureza. Procurava algo sobre a condução em Marrocos, porque vou em breve fazer uma pequena digressão ao Sahara. Encontrei o seu blog...tive que me rir, mesmo estando só. Gostei. Não sei se vou achar piada quando lá estiver. Continue!